BrLab 2017

Convocatória Workshop Design de Audiência

BrLab – laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais

 

Convocatória  – Workshop de Design de Audiência com TorinoFilmLab

 

Para projetos em estágio avançado de desenvolvimento e financiamento

 
 Bases
 
O BrLab promove, em parceria com o TorinoFilmLab, pela primeira vez no Brasil um workshop focado no design de audiência para projetos em estágio avançado de desenvolvimento. Este workshop acontece dentro do BrLab durante 3 dias, de 25 a 27 de outubro de 2017 em São Paulo, e é direcionado para projetos brasileiros que já possuam distribuidor envolvido e profissionais interessados em adquirir conhecimentos práticos na criação de estratégias inovadoras de engajamento de público para projetos de filmes já próximos à pré-produção.
 
A atenção sobre a audiência e o entendimento de seu público, bem como das ferramentas adequadas para seu engajamento no desenvolvimento e na promoção de um filme são partes importantes no campo de produção e distribuição de novos filmes. Alcançar e envolver possíveis e diferentes públicos num estágio anterior à produção e ao lançamento de um filme, é algo a ser explorado para se construir uma estratégia concreta que ajude a criar suportes futuros e eficientes para a distribuição e venda dos filmes.
 
O Design de Audiência vai além dos critérios clássicos de marketing para filmes, utilizando a dramaturgia e a narrativa como força motriz. O estudo visa construir comunidades de alcance em mídias sociais e digitais, assim como também em atividades off-line sobre os projetos envolvidos. O formato do workshop é aberto e experimental, direcionado para projetos em fase avançada que já tenham um distribuidor ou agente de vendas comprometidos.
 
Do dia 07 de junho ao 10 de julho de 2017, poderão ser inscritos projetos de longa-metragem de ficção em fase avançada de desenvolvimento e financiamento, de qualquer região do Brasil, desde que já tenham acordo firmado com empresa distribuidora e/ou agência de vendas internacionais e que já estejam em estágio avançado de financiamento, próximos à pré-produção. Serão selecionados 3 (três) projetos para o Workshop de Design de Audiência com TorinoFilmLab.
 
É de fundamental importância a participação em tempo integral do(a) diretor(a)/roteirista, produtor e distribuidor(a)/agente de vendas nas atividades do workshop, e que os mesmos se disponham a compartilhar seus projetos com todos os profissionais participantes – uma vez que parte estrutural do programa se desenvolve a partir de discussões coletivas.
 
Todas as atividades do Laboratórios serão realizadas em inglês, sendo requisito obrigatório a fluência do idioma para os participantes. O nome dos consultores e palestrantes será divulgada após a seleção dos projetos.
 
O processo de seleção constará de 2 etapas. A primeira etapa consistirá na análise dos materiais enviados neste regulamento – que poderá ser enviado todo em português. Em uma segunda etapa, será solicitado aos pré-selecionados o envio do argumento (entre 8 e 10 págs), e de eventuais outros materiais traduzidos para a seleção final, caso seja solicitado pelo TorinoFilmLab, responsável pela seleção final. Alguns projetos também poderão ser chamados para uma entrevista via skype com a organização do BrLab.
 
Os 3 projetos selecionados deverão obrigatoriamente fornecer a tradução de todos os materiais em inglês para a realização do workshop, assim como outros materiais específicos que sejam solicitados pelos consultores após a seleção.
 
A organização do BrLab se responsabiliza somente pela realização da atividade de forma gratuita para os participantes, cabendo a eles custear as despesas de transporte, acomodação e alimentação para os 3 representantes do projeto durante o período da realização do laboratório (produtor, roteirista/diretor e distribuidor/agente de vendas).
 
Sobre o Workshop de Design de Audiência com TorinoFilmLab
 
O Workshop de Design de Audiência é um programa de treinamento, tradicionalmente promovido pelo TorinoFilmLab,  destinado a profissionais internacionais do audiovisual interessados em adquirir experiência prática dentro de um contexto de workshop para a criação de estratégias inovadoras de identificação e engajamento de público para projetos de longas-metragens brasileiros em fase avançada de desenvolvimento.
 
Durante os 3 dias de atividades, 2 consultores egressos do Laboratório de Design de Audiência do TorinoFilmLab trabalharão juntos aos 3 projetos selecionados para participar das atividades. Com orientação e organização do TorinoFilmLab, os projetos poderão começar a estudar e definir estratégias inspiradoras para a circulação e distribuição futura de seus filmes. Além do workshop, serão realizadas 2 palestras abertas para o público interessado com conteúdos mais abrangentes sobre Design de Audiência, uma para um público de roteiristas e produtores e outra específica para distribuidores.
 


 
Requisitos gerais para inscrição:
 
Produtores e diretores com um projeto de filme de longa-metragem de ficção em fase avançada de desenvolvimento e financiamento, poderão inscrever seus projetos desde que já tenham distribuidor(a) definido(a). É imprescindível fluência oral e escrita em inglês de ambos os participantes.
 
É de suma importância que o distribuidor já comprometido com o projeto também esteja disponível durante os três dias de atividades.
 
As inscrições serão realizadas somente através do formulário online e só serão aceitos até as 18h do dia 10 de julho de 2017, horário de São Paulo (GMT -3). Todos os documentos anexos solicitados devem ser enviados através do mesmo formulário em formato PDF.
 
Todo o material de seleção deverá ser enviado em português e os selecionados deverão enviar o argumento e o roteiro em inglês, além de demais materiais que os consultores solicitem, a fim de melhor viabilizar as atividades do workshop.
 
 
Documentos para inscrição (enviar através do Formulário de inscrição online e em documentos anexos em formato PDF):
 
– Sinopse longa (até 2 págs – 800 palavras);

Moodboard Visual (Painel de referências visuais, com imagens criadas especificamente para o filme, se possível) e/ou referências visuais. (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário);

– Carta de intenção do diretor (incluindo ideias de com quem o filme fala ou se comunica);

– Biofilmografia do Diretor e links para trabalhos anteriores;

– Perfil da empresa produtora e de eventuais coprodutores;

– Perfil do agente de vendas, se houver, e contrato (ou carta de interesse ou deal memo) com agência de vendas internacional (enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário);

– Acordo(s) de Distribuição, Perfil do(s) distribuidor(es) e contrato com distribuidor(es) (enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário);

– Estratégia de design de audiência e descrição do plano geral de distribuição, considerando alcance nacional e internacional.
 
As seguintes perguntas podem servir de inspiração ou ponto de partida para a formulação da estratégia de Design de Audiência (diretamente no formulário). Este item deverá responder às perguntas pensando em audiências locais e internacionais. Pense fora da caixa!:
 
> Quem você acha que é o público perfeito para seu projeto? Quem também pode não ser o público perfeito mas que também poderá desfrutar do filme?

> Como você acredita que seria mais fácil  alcançar seu público?

> Como você gostaria que o filme fosse visto?

> Que efeito você gostaria que o filme atingisse no público? Pense fora da caixa!
 
– Orçamento resumido de produção em grandes itens (desenvolvimento, pré-produção, produção, finalização, em USD e indicando a cotação utilizada) e Plano Financeiro. (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário)

– Orçamento de distribuição e de estratégia de Design de Audiência com Plano Financeiro (Enviar como arquivo anexo em formato PDF através do formulário)
 


 
Regulamento
 
1. As inscrições para o Laboratório de Design de Audiência podem ser realizadas de 07 de julho de 2016 até o dia 10 de julho de 2017. Os documentos devem ser enviados somente através do formulário online preenchido até as 18h do dia 10 de julho de 2017, horário de Brasília (GMT -3).
 
2. Apenas serão considerados projetos de filmes de longa-metragem de ficção.
 
3. O processo de seleção constará de 2 etapas. Uma primeira de análise dos materiais enviados neste regulamento, e uma segunda etapa, onde será solicitado aos pré-selecionados o envio do argumento em inglês (entre 8 e 10 págs) e roteiro. Alguns projetos também poderão ser chamados para uma entrevista via skype com a organização do BrLab. Os projetos selecionados deverão enviar todos os materiais em inglês.
 
4. Serão selecionados através desta convocatória um total de 3 (três) projetos de longa-metragem de ficção para participar do workshop, que acontece no período de 25 a 27 de outubro de 2017, na cidade de São Paulo.
 
5. A lista dos projetos selecionados será divulgada até o dia 25 DE SETEMBRO DE 2017. Os responsáveis serão contatados pela organização do laboratório e deverão, já no ato da inscrição, estar disponíveis para participar integralmente das atividades em São Paulo no período de 25 A 27 DE OUTUBRO DE 2017.
 
6. Os projetos serão avaliados por uma comissão de seleção, sendo que as decisões desta são irrevogáveis. A seleção final será feita pela organização do TorinoFilmLab.
 
7. No ato da inscrição, a produção do filme deve concordar com as datas de realização do laboratório, e se comprometer a estar presente, juntamente com o diretor e distribuidor, durante o tempo integral das atividades, bem como estarem ambos dispostos a compartilhar seus projetos com os demais.
 
8. No ato da inscrição, a produção do filme se compromete a arcar com os custos de transporte, hospedagem e alimentação de todos os participantes do projeto durante o período de realização das atividades do laboratório.
 
9. No ato da inscrição, a produção do filme se compromete a inserir menção à participação no programa e a logomarca do BrLab nos créditos do filme.
 
10. No ato da inscrição, a produção do filme se compromete a aceitar o compartilhamento de resumo e/ou argumento do projeto para que possa ser trabalhado em colaboração com todos os profissionais participantes do programa e a enviar todos os materiais solicitados em inglês em tempo hábil estipulado pela organização do BrLab.
 
11. Antes da realização das atividades, deverá ser firmado um contrato entre os representantes da produção e a organização do BrLab garantindo o devido cumprimento dos itens previstos nas cláusulas anteriores, assim como um termo de confidencialidade entre todos para garantir o compartilhamento produtivo de informações.
 
 
Informações e contato
 
Eventuais dúvidas referentes à convocatória ou ao programa devem ser esclarecidas exclusivamente através do e-mail contato@brlab.com.br, com assunto: Workshop de Design de audiência