BrLab 2017

Comissão de Seleção

  • Andrea Cals

    Consultora de projetos audiovisuais, curadora em cinema e apresentadora. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense. Curadora, produtora e apresentadora do Canal Curta!, canal independente da TV por assinatura. É criadora e apresentadora do programa de especialização em cinema brasileiro Cinema em sintonia (Rádio Roquette Pinto, RJ). Coordenadora Geral e apresentadora (2003-2012) da Mostra Première Brasil do Festival do Rio. Foi curadora da Mostra Meu Primeiro Longa, exibida na Cinemateca do MAM/RJ. Produtora do Festival de Cinema Brasileiro em Israel.

  • Beatriz Carvalho

    Produtora. Formou-se em Cinema pela FAAP, cursou Mise en Scène Documentaire na École Supérieure D’Études Cinématographiques – ESEC (Paris, França) e é pós-graduada em Formação Executiva em Cinema e TV pela FGV (São Paulo, 2006). Produtora executiva e diretora de produção de longas-metragens e séries para televisão, como Sobre Rodas (Mauro D’Addio, 2017), Um Casamento (Mônica Simões, 2016), Zoom (Pedro Morelli), Boca (Flavio Frederico), Estamos Juntos (Toni Venturi), Carmo (Murilo Pasta), Fim da Linha (Gustavo Steinberg) e as séries Passionais (Henrique Goldman), Contos do Edgar (Pedro Morelli) e Som e Fúria (Fernando Meirelles).

  • Davi Pretto

    Curador e produtor de mostras exibidas em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. É sócio da Tokyo Filmes, produtora que exibiu seus filmes em festivais como Cannes, Berlim, Locarno e Toronto. Diretor do Plataforma:Lab, laboratório para longas-metragens brasileiros, em Porto Alegre. Dirigiu dois longas-metragens estreados na mostra Forum do Festival de Berlim: Castanha (2014), que foi exibido em festivais como Rio de Janeiro (Melhor Filme Novos Rumos), Bafici (Prêmio Feisal Menção Especial), Hong Kong, Edinburgh e Havana; e Rifle (2016), premiado nos festivais de Brasília (Prêmio da Crítica), Jeonju (Grand Prize) e Salvador (Melhor Filme).

  • Eva Morsch-Kihn

    Formada em Administração de Organizações Culturais na Universidade Paris Dauphine, é também licenciada em Estudos de Cinema e Literatura. Administra o Rencontres Cinémas d’Amérique Latine em Toulouse. São três encontros: Cine en Construcción (trabalhos em andamento), Cine en Desarrollo (projetos) e CinemaLab (oficina para profissionais da difusão). Membro do comitê de seleção do Cine en Construcción e curadora da seleção de curtas para o festival. É membro das comissões de seleção para o Fundo de Apoio 72 ao Desenvolvimento de Roteiros de Amiens e para o Fundo Regional de Midi-Pyrénées. Regularmente participa de atividades e oficinas como tutora e palestrante.

  • Flavia Candida

    Curadora, cineasta e produtora. Formada em Cinema pela UFF. Começou sua carreira como programadora no Cine Arte UFF e coordenou por mais de 15 anos o Festival Brasileiro de Ci – nema Universitário. Colabora em festivais como Curta Cinema, Festival do Rio, Festival Inter – nacional de Curtas-Metragens de São Paulo e Goiânia Mostra Curtas. Como analista e consul – tora de projetos colaborou na seleção de labora – tórios, como BrLab, Plataforma Lab, ICUMAM Lab, e deu consultoria ao Laborat ório de Pro – jetos do Curta Cinema 2015. Dirigiu o curta O Metro Quadrado, vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília em 2002.

  • Francine Barbosa

    Roteirista e professora de Roteiro. Trabalhou como roteirista no desenvolvimento do longa-metragem A Cidade Aqui Dentro, das séries de televisão Corumbá, 36 Horas e Existe Amor em SP/Estranho Casal, e dos curtas-metragens A Navalha do Avô e Cerimônia. Ministrou oficinas na Biblioteca de São Paulo, Academia Internacional de Cinema, Oficinas Tela Brasil e Programa VAI, entre outros. Participou das comissões de seleção do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, ProAC-SP e da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás. É parecerista de diversas linhas do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA desde 2015.

  • Maíra Bühler

    Diretora, roteirista e antropóloga. Co-dirigiu o documentário longa-metragem Elevado 3.5 (2006) – Melhor Filme no festival É Tudo Verdade, 2007 – e os filmes Ela Sonhou Que Eu Morri (2011) –melhor direção no festival de Paulínia (2011) e Viña Del Mar (2012) – e A Vida Privada dos Hipopótamos (2014) – que estreou no FiD Marseille, foi vencedor dos Prêmios da Crítica (CineCeará, 2014), e Montagem (Festival do Rio, 2014). Na televisão, criou e dirigiu a série Conversa de Salão (GNT, 2011), co-dirigiu o telefilme Fios de Ovos (TV Cultura, 2011), entre outros. Atualmente finaliza seu quarto longa, Um Leão Por Dia, e prepara sua primeira ficção, R de Rita.

  • Marcela Lordy

    Cineasta e roteirista. Nasceu em São Paulo, Brasil. Graduada em Cinema na FAAP, estudou Direção de Atores na EICTV, em Cuba. Entre o cinema, a televisão e as artes visuais, seus filmes Sonhos de Lulu (2009), A Musa Impassível (2010), Aluga-se (2012) e Ouvir o Rio: uma Escultura Sonora de Cildo Meireles (2012) foram programados em festivais como Toulouse, Bafici, Havana, Rio, Shangai, Huesca e exibidos a convite na 31 a Bienal de Arte de SP, Museu da Língua Portuguesa e 11 a Flip. Seu trabalho questiona a interface entre o homem e o meio em que vive e explora as relações afetivas em suas mais diversas formas.

  • Marcio Miranda Perez

    Editor e curtametragista. Formado em Cinema e Vídeo na Escola de Comunicações e Artes, USP. Seus curtas-metragens foram exibidos e premiados internacionalmente. Seu roteiro de curta-metragem Lightrapping venceu o Prêmio Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Entre seus trabalhos em montagem, também premiados, há ficções, documentários e animações. Coordenador de programação das secções latinas do Festival Internacional de 80 Curtas-metragens de São Paulo desde 2004 e coordenador de programação do Festival Mix Brasil desde 2014. Foi jurado de comitês de seleção e premiação.

  • Marina Torre

    Marina Torre é mestranda em Curadoria em Artes Visuais pela UNTREF (Buenos Aires) e graduada em Cinema pela FAAP. Coordena, desde 2016, a produção do BrLab e os laboratórios de desenvolvimento de projetos do Prodav 4 2013/2014 da Ancine organizados pela Klaxon Cultura Audiovisual. Pela Associação Cultural Videobrasil foi assistente de curadoria da exposição Memórias inapagáveis, no SESC Pompeia e também pesquisadora e produtora de projetos tais como a instalação Videobrasil 30 anos, a Mostra Panoramas do Sul, as exposições Joseph Beuys: A Revolução Somos Nós, Chelpa Ferro: Acusma e Sophie Calle – Cuide de Você, além de projetos de ativação da Videoteca, encontros com artistas, seminários e pesquisa para curadorias do acervo.

  • Mauricio Kinoshita

    Pós-graduado em Administração de Organizações Culturais e Criativas pela Universidade de Buenos Aires, formado em Cinema pela FAAP e especialista em Semiótica Psicanalítica pela PUC-SP. Trabalhou na produção de filmes dirigidos por Hector Babenco, Tizuka Yamasaki e Guilherme de Almeida Prado, e desde 2002 produz a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Também teve breves passagens pelo teatro e editoras, assim como pelo curta-metragem documental. Seu curta Hibakusha: Herdeiros Atômicos no Brasil foi um dos contemplados do Prêmio Estímulo de 2005 e premiado no É Tudo Verdade em 2007.

  • Rafael Sampaio

    Diretor geral do BrLab. Produtor. Formou-se em Cinema pela FAAP, e fez mestrado em Estudos Teatrais e Audiovisuais (Universidade da Coruña, Espanha). Foi programador do Museu da Imagem e do Som de São Paulo – MIS, da Cinemateca Brasileira e do Cine Olido. Produtor de festivais, como Jornada Brasileira de Cinema Silencioso, Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, entre outros. É coordenador de cursos e plataformas para formação profissional, como os Laboratórios de Desenvolvimento de Projetos do Prodav 4/2013 e 2014. Produtor dos filmes Sobre Rodas (Mauro D’Addio, 2017), Um Casamento (Mônica Simões, 2017), entre outros.