Estática milagrosa

Cuba hoje. Em tempos de incerteza, a vida de quatro personagens se prende a uma frágil ilusão que resiste em se desfazer. Marlon, 8 anos, coleciona artigos de jornal e fotografias de Fidel Castro na parede de seu quarto, mas, cada vez que chove, a umidade se infiltra e estraga sua coleção. Patria, 76 anos, cresceu em meio à aristocracia cubana. Ainda que tente sustentar as regras de sua belle époque, hoje sua mansão se transformou em um hostel para turistas, e ela coloca sua família para servir os hóspedes. Yuri, 18 anos, não sai do seu quarto, onde leva a vida como se estivesse num videoclipe de reggaetón. Nicolás, 29 anos, é um escritor estrangeiro que vive nas ruas sem visto nem dinheiro, tentando terminar uma obra sem fim: um documentário que pretende provar que há casas em Havana que se movem misteriosamente para resistir à passagem do tempo, casas em “estática milagrosa” que o governo interditou por riscos de desabamento, mas que se mantem em pé.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

País: Cuba / Nicarágua

Valor Estimado: US$ 112,503.90

Valor Captado: US$ 36,279.60

Direção

  • Noelia Lacayo e Gustavo Vinagre

    Noelia Lacayo é socióloga formada em Roteiro na EICTV, em Cuba. Foi pesquisadora convidada na Concordia University, em Montreal, e é pesquisadora e roteirista de documentários e filmes híbridos, entre eles RES e Clases de baile. Dirigiu Primer arma, documentário experimental produzido por Phill Hoffman.

Produção

  • Humberto Jiménez Penha

    Humberto Jiménez Penha was a unit production manager at EICTV in Cuba. He was an executive producer in Querido Camilo (winner of DocTV Iberoamérica); a line producer in Fernando Trueba’s Chico & Rita; a screenwriter in Fernando Pérez’s La vida es silbar; and an assistant director in Ken Loach’s Carla’s song.