BrLab 2014

Comissão de Seleção

  • Estrela Straus

    Estrela Straus é atriz e diretora brasileira. Estudou Cinema na FAAP, no Brasil; na EICTV, em Cuba; e na Universidad del Cine, na Argentina. Como atriz, se formou no Lee Strasberg Film and Theatre Institute de Nova York; no CPT, em São Paulo; e com Augusto Fernandes e Agustín Alezzo, em Buenos Aires. Estudou dramaturgia com Mauricio Kartun. Foi professora no Teatro Escola Célia Helena. Atuou em peças, curtas e séries no Brasil, Argentina, Cuba, Alemanha e Estados Unidos. Dirigiu as peças Fracture, em Berlim, e Vanities, em Nova York. Dirigiu os curtas-metragens My favourite things ou Liberdade e Fim.

  • Eva Morsch Kihn

    Formada em Administração de Organizações Culturais na Universidade Paris Dauphine, Eva Morsch Kihn tem também licenciatura em Estudos de Cinema e em Literatura e Cinema. Atualmente, administra a plataforma profissional do principal festival de cinema dedicado ao cinema latino-americano na Europa: o Festival Rencontres Cinémas d’Amérique Latine em Toulouse. A plataforma de Toulouse reúne três encontros: Cine en Construcción (apresentação de trabalhos em andamento), Cine en Desarrollo (apresentação de projetos) e CinemaLab (oficina para o profissional da difusão). Eva é membro do comitê de seleção do Cine en Construcción e curadora da seleção de curtas-metragens para o festival. Além disso, é membro das comissões de seleção de projetos para o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento de Roteiros de Amiens e para o Fundo Regional de Midi-Pyrénées. Regularmente participa de atividades e oficinas como tutora e palestrante.

  • Flavia Candida

    Flavia Candida é curadora, cineasta e produtora oriunda do curso de Cinema da UFF. Começou sua carreira como programadora em meados dos anos 1990 no Cine Arte UFF e coordenou por mais de 15 anos o Festival Brasileiro de Cinema Universitário. Colabora em festivais e mostras como Curta Cinema, Festival do Rio, Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e Goiânia Mostra Curtas. Como analista e consultora de projetos colaborou na seleção de laboratórios como BR Lab, Plataforma Lab, ICUMAM Lab e consultoria no Laboratório de Projetos do Curta Cinema 2015. Também fez parte da comissão de seleção do Edital Elipse de curtas-metragens universitários (Secretaria de Estado de Cultura do Rio) e do FUNCULTURA 2016 em Pernambuco nas linhas de pesquisa, formação e difusão. Dirigiu o curta O Metro Quadrado, vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília em 2002.

  • Marcio Miranda Perez

    Marcio Miranda Perez é editor e curtametragista; estudou Cinema e Vídeo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Seus trabalhos como realizador de curtas-metragens foram exibidos e premiados em festivais no Brasil, Argentina, França, Espanha, Chile, EUA, Portugal, Cuba e Polônia, entre outros países; seu roteiro de curta-metragem “Lightrapping” foi contemplado com o Prêmio Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo em 2014. Entre seus trabalhos em montagem, também premiados, estão diversos curtas e longas-metragens entre ficções, documentários e animações. Atua dentro do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo desde 2004 como coordenador dos programas latino-americanos, na coordenação de programação do Festival Mix Brasil desde 2014 e também no comitê de seleção da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental desde 2015. Supervisionou por vários anos os trabalhos de edição das Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, um curso de introdução à linguagem audiovisual em comunidades de São Paulo. Como jurado de comitês de seleção e premiação, participou também de inúmeros festivais de cinema no Brasil, Chile, Argentina e Colômbia.

  • Mariana Pinheiro

    Produtora de diversos festivais e eventos de cinema, Mariana Pinheiro participou dos comitês de seleção do Curta Cinema, É Tudo Verdade, Programadora Brasil, Festival do Júri Popular, Mostra do Filme Etnográfico e de projetos audiovisuais da
    SEC-RJ. Foi assistente de direção do longa-metragem Girimunho, de Clarissa
    Campolina e Helvécio Marins, dos curtas-metragens Taba e A Melodia da saudade, de
    Marcos Pimentel, e da minissérie Hoje é dia de Maria, de Luiz Fernando Carvalho. Atualmente é pesquisadora de Recursos Artísticos da TV Globo.
  • Rafael Sampaio

    Rafael Sampaio é diretor geral do BrLab, produtor e sócio fundador da produtora Klaxon Cultura Audiovisual. Formou-se em Cinema pela FAAP (São Paulo, 2002), cursou Máster em Estudos Teatrais e Audiovisuais (Universidade da Coruña, Espanha) e Especialização em Vídeo e Novas Tecnologias Online-Offline (MECAD-Barcelona). Atua também, desde 2001, como produtor e programador de mostras e festivais de cinema. Foi programador de cinema em diversos espaços culturais tais como Museu da Imagem e do Som de São Paulo – MIS, Cinemateca Brasileira e Cine Olido, além de ter produzido mostras e festivais como Jornada Brasileira de Cinema Silencioso, Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, entre outros. Atua também como coordenador de cursos e plataformas para formação profissional como os Laboratórios de Desenvolvimento de Projetos do Prodav 4/2013 e 2014, para diferentes tipologias (séries de ficção, séries de animação, séries documentais e longas de ficção e animação). Pela Klaxon é ainda produtor dos filmes O PACOTE (curta-metragem, Rafael Aidar, 2012), SOBRE RODAS (longa, Mauro D’addio, 2017), UM CASAMENTO (longa-metragem, Mônica Simões, 2017), entre outros projetos audiovisuais da produtora em finalização e desenvolvimento.

  • Tatiana Leite

    Tatiana Leite cursou História da Arte na Sorbonne e se pós graduou em Cinema pela UNESA, logo depois de ter se graduado em Direito e Comunicação na PUC-RJ. Estagiou na empresa de produção e distribuição Coproduction Office. Foi programadora do Festival do Rio de 2000 a 2009. Idealizou e curou diversas mostras, como O Novo Cinema da Malásia, O Cinema de Yasujiro Ozu e Occupation on Screen – The New New Cinema from Rio, em Londres. Foi assessora internacional da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro de 2009 a 2012. Faz a curadoria de filmes do festival Open Air, e participa do comitê de seleção do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Em 2013 criou a produtora e coletivo criativo Bubbles Project.